quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

A FAVOR DOS EXERCÍOS FÍSICOS


O emagrecimento nada mais é do que a conscientização de hábitos saudáveis e um estilo de vida que proporcione a longevidade com saúde.


Quando a mente recebe informações de algo agradável que haja repetição ela aceita e cristaliza esse comportamento. A pessoa que está acima do peso e por alguma razão resolve emagrecer encontrará resistências por parte de sua mente, que está acomodada num comportamento, mesmo sendo inadequado.


Um dos hábitos mais difícil de mudar é o sedentarismo. O obeso está bem acomodado sem fazer exercício algum, quando surge a idéia de emagrecer terá que queimar calorias através de exercícios físicos, sua mente entra em ação.


Seus primeiros pensamentos desmotivadores são que o obeso não tem roupas adequadas para exercícios, que os outros irão rir dele porque não consegue acompanhá-los. Para os homens, determinados exercícios são para “frescos”. Para as mulheres as roupas ficam feias, a gordura aparece demais, existe também a vergonha de serem comparadas com “barbies” e “saradas”.


Para combater essas idéias que a própria mente elabora é preciso bastante incentivo e força de vontade. Expor-se ao suposto ridículo, o qual está apenas na sua cabeça. É mirar-se em exemplos de pessoas que já emagreceram. Adquirir o conhecimento real de que é mais prejudicial deixar como está e progredir na obesidade do que se expor momentaneamente.


É saber que o condicionamento físico é progressivo para qualquer tipo de pessoa, não só para o obeso. E que o obeso que faz exercícios físicos já está melhorando suas condições cardiorespiratórias, além de emagrecer. Que a pessoa mesmo magra, mas que não faz exercícios físicos corre o risco de problemas cardíacos.


No processo de emagrecimento temos que entender e nos conscientizar que o exercício físico a princípio é para emagrecer e adotar um estilo de vida para que continue mesmo que já tenha emagrecido. É mudar o hábito do sedentarismo para sempre.
O resultado é manter-se magro e saudável, mas com exercícios. Lembrem dos avôs e bisavôs que trabalhavam muito com o corpo. O homem na roça ou em algum trabalho em que se mexia muito. A mulher com todos os serviços de casa de forma manual. Andava-se bastante a pé. Hoje os trabalhos são mais parados, apertando-se botões ou teclas, em casa todos os equipamentos são elétricos e para se locomover só de carro. Resultado: obesidade e problemas cardíacos.


“Um dos hábitos mais difícil de mudar é o sedentarismo"
Dr. José Rui BianchiMédico psiquiatra e Autor do livro "Emagrecer também é Marketing" - DVS Editora







3 comentários:

  1. É, meu cardiologista disse que Deus nos fez para sermos como índios, que caçam, pescam, plantam, trabalham na roça...
    O que precisamos é mudar nossa cabeça para isso acontecer!
    Devemos deixar a mente de gordo de lado e pensarmos como pessoas magras!
    Eu ainda sinto preguiça, mas estou tentando vencê-la, ontem caminhei com meu marido e cachorros por 3 horas!!!!
    hoje andei 1 hora de bike, com meu maridão!
    Vms nos encorajar!
    bjkas a tds!

    ResponderExcluir
  2. realmente exercícios é tudo de bom ,estou adorando estes dicas !!!

    ResponderExcluir
  3. Essa matéria me fez lembrar das várias disculpites que eu arrumava para não fazer atividades físicas.
    Era roupa, olhares alheios, falta de companhia, má condição física, falta de tempo...
    Quando comecei a caminhar minhas pernas "formigavam", estava acostumada com o sedentarismo, trabalhava muito tempo sentada, sempre tinha alguém para pegar algo que eu precisasse. E assim vivi por muito tempo.
    Como as pernas formigavam, achava que aquilo era demais para mim.
    Dava cada passo pensando no que os outros deveriam estar pensando de mim. Muitas vezes decidi ficar em casa.
    Então, resolvi entrar para a academia. Quanto drama eu fiz! Não tenho companhia! Todos são magros! Vão rir de mim! Entrei e sai várias vezes.
    Até colocar na minha cabeça que não teria outro jeito. Dei pequenos passos. Os exercícios começaram a surtir efeito, me sinto menos cansada, muito mais disposta,meu condicionamento melhorou e é claro há grande auxílio no emagrecimento.

    Claro que um pensamento bobo ou outro sempre ocorre, mas não tem volta,rs.

    Ontem senti uma vontade imensa de correr...Em breve!

    bjocas!

    ResponderExcluir