segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Alguns toques...

Amanhã, terça feira (13/01/09), será publicada a tabela oficial com todas as participantes e suas metas... e será dada a largada para o 1° desafio 5 %... Que terá a duração de um mês... Vamos iniciar logo para que as que ja se inscreveram não percam o pique... Ok

Aqui vai uma materia interessante.

Receita ideal


Para emagrecer, os alimentos que ingere devem fornecer uma quantidade de energia inferior à que gasta. Mas nunca deve descer para níveis calóricos abaixo das 1200 quilocalorias por dia para as mulheres e as 1500 quilocalorias por dia para os homens, sob pena de levar a um emagrecimento demasiado rápido, com riscos para a saúde. Opte por uma alimentação variada e equilibrada, que inclua todos os alimentos, em pequenas quantidades, repartida por 5 ou 6 pequenas refeições ao longo do dia.


Não elimine o pão, o arroz, as massas e leguminosas. Cerca de metade da nossa energia deve ter origem nestas fontes de hidratos de carbono de absorção lenta, sob pena de o organismo recorrer às proteínas para gerar energia, o que cria substâncias tóxicas, como acetona. Prefira as versões integrais.


Reduza as gorduras saturadas, presentes sobretudo em alimentos de origem animal. Prefira as carnes magras (por exemplo, de aves), retirando-lhes as gorduras. Coma peixe 2 a 3 vezes por semana. Acompanhe as refeições com muitos vegetais e termine com uma peça de fruta.


Beba diariamente cerca de 1,5 a 2 litros de água. Evite ou exclua o açúcar, as guloseimas e as bebidas alcoólicas.


Emagrecer implica força de vontade e persistência. É preciso alterar comportamentos e manter o estilo de vida saudável ao longo de todo o ano e não só nos meses que antecedem o Verão. Procure fazer mais actividade física. Aumenta o consumo de massa gorda e permite compensar a perda de massa muscular proveniente de qualquer dieta. Ande mais a pé, em vez do elevador, use as escadas, faça caminhadas ou dê uma volta de bicicleta ao fim-de-semana.


Riscos das dietas más


Antes de iniciar qualquer dieta, o ideal é aconselhar-se com o seu médico. Se for necessário, este encaminha-o para um dietista ou nutricionista, evitando, assim, riscos desnecessários:


perda de massa muscular
doenças cardíacas, taquicardia, tensão baixa;
dores musculares e cãibras;
dores abdominais, obstipação, diarreia;
anemia;
queda ou enfraquecimento do cabelo e pele seca;
alterações dos ciclos menstruais;
oscilações de humor, perda de auto-estima e autoconfiança, estados de ansiedade e depressão;
nos jovens muito preocupados com a imagem, pode desencadear bulimia ou anorexia nervosa.


Produtos, só a conselho do médico


Chás, infusões, comprimidos, ampolas, xaropes. Muitos produtos propostos para ajudar a emagrecer ostentam a ideia de que são à base de extractos de plantas, “naturais”. Mas “natural” não é sinónimo de “inócuo”. Os extractos de plantas são susceptíveis, por exemplo, a contaminações por microrganismos e toxinas, como as aflatoxinas, pesticidas e metais pesados. Alguns produtos contêm também substâncias laxantes e diuréticas. Perder peso pela eliminação de um maior volume de urina ou fezes não faz perder gordura e, como tal, não serve para emagrecer. Além disso, a perda de água e minerais pode levar a desequilíbrios nutricionais com consequências graves (por exemplo, distúrbios do ritmo cardíaco). Alguns podem ser adjuvantes, mas apenas no âmbito de um programa de emagrecimento, sob vigilância de um especialista.



Fonte: http://www.deco.proteste.pt/nutricao-e-dietas/emagrecer-de-forma-saudavel-s485801.htm

4 comentários:

  1. Muito legal as dicas!
    Adorei!
    Já estou nessa!
    bj

    ResponderExcluir
  2. Será q ainda dá tepo de eu participar??
    Se possivel, ficarei hiper feliz...é o estímulo q eu precisava.
    Já deixo aqui meus dados.

    Fabíola
    57,8 kg
    1,52m

    ResponderExcluir
  3. Olá....
    Eu quero participar do desafio...
    Peso:73 KG
    Altura:1,65

    ResponderExcluir
  4. Snif
    Cheguei só agora, vou acompanhar o blog ok ?
    Quando abrir as inscrições para o proximo eu me inscrevo.

    ResponderExcluir