quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Acione o botão da força de vontade!


Quem diria: a garra, a disciplina e a persistência para se transformar naquela garota que consegue tudo o que quer estão bem aí, dentro de você. Aprenda os três passos para ativar a sua determinação de uma vez por todas

Tenho duas notícias para dar — uma boa, outra ruim. A má primeiro? Então, puxe uma cadeira e seja forte: infelizmente, força de vontade não está à venda. Não é encontrada em loja de produtos importados nem dá para comprá-la por telefone, no estilo das propagandas milagrosas. Quem dera fosse assim! Por isso, se você deseja realizar um sonho — afinar suas medidas, manter uma rotina de exercícios para nocautear a flacidez ou conquistar aquele tão sonhado abdômen tanquinho —, isso depende só, única e exclusivamente de você! Não dá para ser emagrecida pelo regime da moda nem ser transformada pelo endocrinologista famoso. Eles até mostram o caminho, são coadjuvantes, mas quem quer alguma coisa tem de protagonizar um papel ativo e colocar a mão na massa!

Agora vamos as boas novas, pois elas são bem mais acolhedoras: todo mundo nasce com determinação de sobra. Essa característica não é apenas um dom de algumas pessoas cheias de sorte. Só que a gente vai perdendo a capacidade de acreditar em nós mesmas ao longo da vida por conta das frustrações naturais que sempre acontecem e do desânimo que elas causam. Isso acaba rendendo um discurso muito pouco construtivo, que vem acompanhado pelo baixo-astral: “Eu não vou conseguir”; “Não vai dar certo”; “Eu não sei fazer”... Por isso, antes de entoar aos quatro cantos do mundo que não tem força de vontade para nada, saiba que o ser humano tem flexibilidade e capacidade de aprendizado para levar adiante todos os seus projetos. Disciplina, paciência e persistência são competências que podem, sim, ser estimuladas. E é isso o que você vai descobrir seguindo os três passos fundamentais para ativar a força de vontade que já existe dentro de você.


Passo 1: aprenda a respeitar o tempo

Você precisa marcar um encontro com uma amiga, manda um mensagem via messenger e, pronto, o recado está dado em questão de segundos. Se fosse por telefone, também não demoraria mais do que isso. Um outro exemplo: se a fome bate, basta colocar uma lasanha no microondas para devorá-la em cerca de três minutinhos. Vivemos numa época de alta velocidade e, por isso, queremos resultados rápidos, quase instantâneos. Como é assim que a vida moderna acontece, o que demora um pouco mais causa impaciência ou frustração — e isso dá a sensação de incapacidade ou de que você não tem força de vontade suficiente para cumprir tal tarefa. Não é à toa que muitas mulheres recorrem a uma cirurgia plástica para modelar o corpo em vez de suar a camiseta na academia. Só que nem tudo funciona assim (emagrecer inclusive!). Querer tudo agora, neste exato instante, impede o amadurecimento da noção de processo, de evolução. Atingir qualquer objetivo requer planejamento, cumprimento de etapas, avaliação do que foi realizado, reflexão e retomada. Vá com calma e estabeleça metas passo a passo, pois é impossível chegar ao final do percurso sem percorrer antes o caminho todo.


Passo 2: substitua sacrifício por prazer

Só de falar em força de vontade, já dá a idéia de que o projeto é muito difícil de ser levado adiante. Você imagina que terá de fazer um esforço sobrenatural para conquistar um sonho antes mesmo de ter tentado! Sabe criança que diz não gostar de chuchu sem nunca ter provado o vegetal? Para não cair na cilada do medo do desconhecido, tire proveito do poder das palavras e substitua pensamentos negativos por positivos. A maior motivação está no prazer. Quando você entende que determinada ação é para o seu próprio bem fica mais fácil sustentá-la. Por isso, troque o termo força de vontade por boa vontade ­- simplesmente você a favor do seu desejo. No lugar de lembrar do esforço de ter de passar creme anti-rugas no rosto toda noite, pense no cuidado e no carinho com a pele. Se tiver que fazer o sacrifício de cortar as delícias do cardápio, antecipe o prazer em ter um corpo mais bonito.


Passo 3: celebre as pequenas conquistas

Você decidiu radicalizar e na primeira semana de zíper na boca tudo correu às mil maravilhas. Só que depois de algum tempo, aquele pique inicial se transformou em puro fogo de palha e foi sumindo, sumindo, sumindo... Por maior que seja a disciplina, não há quem agüente perseguir uma meta irreal. Convenhamos, quem faz o tipo violão jamais terá as pernas finas de uma top model e persistir nessa batalha vai apenas gerar uma falsa sensação de fracasso. Nesse caso, ajustar o sonho à sua realidade é providência primordial para o seu projeto dar certo. Outra medida importantíssima para não perder a motivação pelo meio do caminho é celebrar cada etapa conquistada. Em vez de voltar a atenção para o que deu errado, compute o seu sucesso: faça um bolinha azul na agenda no dia que recusou a sobremesa ou bateu ponto na aula de localizada. No final do mês, uma seqüência de páginas marcadas em azul é o estímulo que você precisava para conquistar mais uma etapa. Nem todo dia foi nota 10? Tudo bem, força de vontade não significa invulnerabilidade. Tropeçou, levante, pois com o erro você tem a chance de aprender e fazer novamente do jeito certo.


8 comentários:

  1. Olá bom dia,

    Força de vontade, planejamento tudo faz parte para chegar ao nosso objetivo.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Muito motivador estas palavras. O ser humano tem este lado de cobrança muito grande, dependendo de cada personalidade, eu por exemplo sou assim, se tropesso em um dia, no outro fica um peso tão grande na consiência de não ter conseguido, mais estou aprendendo a controlar isso, ainda mais com estas matérias extremamentes motivadoras que lemos.. bjos

    ResponderExcluir
  3. Também sou leitora da revista Boa Forma! é sempre bom reler principalmente se o assunto em questão já está meio esquecido!

    Muito bom o post de hoje! Veio a calhar!

    Bjocas
    Daiene

    ResponderExcluir
  4. Quero começar o desafio. Me diz o q preciso. Tem algum cardápio?
    =*

    ResponderExcluir
  5. Nossa o primeiro tópico fala diretamente comigo (menos a parte da lazanha, pois não tenho microondas - ainda, hehe) realmente sou ligada no 220 quero tudo na hora não tenho paciencia de esperar 24horas pra fazer alguma alguma coisa no dia seguinte... e no mês que vem então, não dá mesmo...

    =)

    ResponderExcluir
  6. Costumo me pesar sempre nos sábados, então já deixo meu peso para atualizar na 2º feira.
    Peso atual: 95.2!

    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  7. 1,60 e 85kg.
    Atualizarei meu peso às segundas.

    ResponderExcluir