sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

A família pode ajudar na reeducação alimentar

Ola meninas... Nossa!!! Essa matéria que segue abaixo foi escrita pra mim (convencida)... É uma dica muito boa para quem sofre em ter que seguir uma RA separadamente da familia... Mas depois de ler essa materia vou colocar todo mundo no caminho da RA...rs. O post é grande... Mas vale muito a pena... Espero que gostem.

Nem sempre é fácil resistir às tentações que você tentou riscar do cardápio para perder peso, como aquela deliciosa sobremesa que a família inteira saboreia todos os dias. Para adotar a reeducação alimentar, você precisa do apoio de todos, seja na hora das compras, deixando algumas guloseimas de lado, ou mesmo na preparaçãodas receitas.

“Fazer dieta é mais fácil do que seguir a reeducação alimentar. Geralmente o regime começa na segunda e termina na sexta-feira. Já a reeducação não tem fim, é uma mudança de hábitos para a vida toda”, explica a nutricionista Joselaine SilvaStürmer, autora do livro ‘Reeducação Alimentar na Família’ (Ed. Vozes). E adotara reeducação alimentar sozinho é mais difícil. “Quando a família se empenha e participa, o paciente consegue maior adesão. Do contrário se sente estranho setiver que comer tudo preparado ou comprado só para ele”, conta.

De acordo com a nutricionista Fernanda Brunacci Della Rosa, o apoio da família é fundamental para as pessoas que desejam perder peso. “É muito difícil resistira um armário cheio de guloseimas, por mais força de vontade que se tenha, e isso não é sinal de fraqueza”, lembra Fernanda. Além disso, uma alimentação saudável seguida por todos não fará bem apenas para quem quer emagrecer, mas, também,é uma forma de prevenir o aparecimento de doenças.

[...]

Além da desejada perda de peso, a reeducação alimentar funciona como prevenção de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, problemas circulatórios e alguns tipos de câncer, que podem aparecer devido aos maus hábitos alimentares.

Dieta ou reeducação alimentar?

Segundo Joselaine, a dieta proíbe e a reeducação orienta. Uma negociação em família para organizar o cardápio pode ser um bom começo como, por exemplo, liberar a sobremesa apenas duas ou três vezes por semana. “Mas, se cair em tentação”, alerta a nutricionista, “é importante não se sentir culpado. A culpa leva ao abandono do programa de reeducação e isso não é bom”.

Não adianta seguir à risca alimentação balanceada de segunda a sexta-feira e, no fim de semana, colocar tudo a perder: é preciso estabelecer limites. ”Se vocêvai a uma pizzaria sábado à noite, ao longo do dia deve manter uma alimentação equilibrada e evitar excessos. Normalmente quem exagerou em uma refeição, segue exagerando no restante do dia. Atitudes como essa, boicotam qualquer tentativade perder peso”, aconselha Fernanda.

A maneira mais eficiente de evitar as escapadas da dieta é tentar variar ao máximo o cardápio, buscando receitas com baixas calorias em livros e sites. Se a família gosta de comer batatas fritas, não precisa cortar o item do cardápio.Para quem precisa perder peso, Joselaine sugere o preparo de uma porção de batatas assadas no forno. A aparência será a mesma, com diferença apenas no modo depreparo, que torna as batatas menos calóricas. Outra dica da nutricionista: “Legumes cozidos e saladas podem ter mais sabor se preparados com ervas, sementes e grãos, além de molhos à base de iogurtes light e mostarda”.

O segredo é não radicalizar. A reeducação pode começar pelo café da manhã e avançar aos poucos até as demais refeições. “Um mês é um bom prazo para mudar ocardápio com segurança”, avalia Joselaine. Quem adquire comprometimento e passa seis meses com uma alimentação equilibrada dificilmente voltar a engordar, pois não retorna aos antigos hábitos. “A pessoa sente as mudanças na pele e nocabelo, que ficam mais vistosos, e, no intestino, que trabalha melhor. Se houver uma recaída, retomar a reeducação torna-se mais fácil”, diz.

A prática de exercícios é fundamental para melhorar a qualidade de vida junto coma reeducação alimentar, não apenas pelo emagrecimento. O exercício ajuda aproduzir endorfina, substância que favorece a sensação de saciedade, diminuindoo apetite e a ansiedade. Também evita a perda de massa magra e acelera a queimada gordura acumulada. “A pessoa ansiosa belisca qualquer tipo de alimento a qualquer hora, principalmente se tiver guloseimas fáceis em casa”, contaJoselaine.

[...]

fonte: xenicare

Sugestão de visita do dia:

A participante que merece receber a visita é a , menina guerreira que alcançou os 5% nessa semana que passou... gostaria que vcs passassem por lá para conhecer o cantinho dela e para dar os parabéns tbém... afinal ela merece... Bjkas.

E NÃO SE ESQUEÇAM:

9 comentários:

  1. Olá...eu sofro muito com isso! Sou a única aki em ksa que faz dieta! E não é nada legal ver a geladeira e o armário cheio de guloseimas! Seria muito bom mesmo se todos daki de ksa me acompanhassem na RA! Não custa nada tentar, né?! Bjoooo (http://embuscasocorpoperfeito.blogspot.com/)

    ResponderExcluir
  2. OI!
    Vou postar meu peso hoje porque não sei minha net tá dando problemas!

    71,800kg

    Bjocas
    Daiene

    ResponderExcluir
  3. Já tenho meu peso da semana: 74,6 kg (+350g) :(
    bjkas

    ResponderExcluir
  4. Meu pesinho da semana...
    74,7kg!!!
    muito feliz por estar a baixo da minha primeira meta!!!
    Rumo a segunda meta agora!!!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Meu peso...nada confortável...não emagreci ....
    Peso..83,7kg
    Beijokas

    ResponderExcluir
  6. OLA QUERIDA VOU POSTAR O MEU PESO:



    PESO : 79,1

    ALTURA: 1,66

    ResponderExcluir
  7. OIIIII,ADOREI A MATÉRIA ,E POSSO AFIRMAR Q SE A FAMILIA TODA ADERE A R.A. FICA TUDO MUITO MAIS FÁCIL ,COMO SEI? AKY EM CASA TÁ SENDO ASSIM........MARIDO E FILHAS OPTARAM POR ME ACOMPANHAR ,ESSE FOI UM DOS MOTIVOS DE EU Ñ TER SAIDO DA LINHA NENHUMA VEZ.

    MEU PESO DA SEMANA É 102KG......

    EMAGRECI POUQUINHO ESTA SEMANA ,MAS É POR QUE ESTOU NA TPM.

    ResponderExcluir
  8. Olá amigas, quero atualizar meu peso: 66 kg, não consegui chegar nos menos 5%, mais estou na luta sempre. Bjos

    ResponderExcluir
  9. preciso de ajuda pois eu sempre fui gordinha ai emagreci na adolescencia, despois engordi um pouco na gravidez precoce mas consegui atingir meu peso de antes de engravidar 59 kg mas depois que casei voltei a engordar e não parei mais engravidei de novo aos 21 anos com um mes de gestação que era de risco pelo sobrepeso pesava 90 tive bebe a mais de um ano e peso 95 kg mas o pior é que esta atingindo minha familia minha filha de 7 anos esta com sobrepeso e confesnão consigo resolver essa sso ituação me ajude com ideias de cardapio, produtos que crianças gostem pratos saudaveis e divertidos.
    ME AJUDEM

    ResponderExcluir